05.01.12

Um escândalo.


Aqui está em muita evidência o caso do atual presidente alemão ter tido empréstimos na época que era ministro presidente de Niedersachsen e feito férias de graça em casa de amigos empresários. O que para os brasileiros seria motivo de escândalo e esquecimento, o fato fica martelando todo dia na mídia alemã. Não duvido muito o tal presidente ter que renunciar. Ontem deu uma entrevista coletiva na tv para explicar todos os rumores e por ter ameaçado um jornal. E a liberdade de imprensa? Pediu desculpas, mas não convenceu ninguém. Outro dia foi um  ministro do atual governo  que copiou a tese de doutorado e a farsa foi descoberta. Ele teve que renunciar ao cargo. O povo está de olho e não deixa por menos. Ao contrário do Brasil, votar aqui não é obrigatório, portanto quem participa de uma eleição o faz com plena consciência. Eu não posso votar, naturalmente por não ser alemã, apenas tenho uma autorização de permanência. A minha família é integrada com os assuntos políticos. O meu sogro com seus 92 anos, fica sempre assistindo as discussões pela tv e le jornal todos os dias. A mãe dele foi vereadora em Erlangen por muito tempo. Como no Brasil, a Alemanha tem uma mulher para governar, o que eu acho muito bom, tendo em vista que as mulheres finalmente conseguiram seu espaço também na política. Seja ela boa governante ou não, merece meu respeito.

5 Kommentare:

  1. Eu acho muito interessante que os brasileiros mandam todo dia piadas e outras besteiras que somente estao copiadas para os outros. Eu sei que muitas estao lendo esse blog. Entao porque ninguem da um valor e escreve um comentário?
    Quando alguem escreve só aparece "anónimo" porque nao dao o nome?
    Quem escreve isto nao é alemanzado, é alemao legítimo!
    Wolf

    AntwortenLöschen
  2. Acho que pessoas nao deixam comentários por 2 motivos: primeiro, porque nunca tem tempo e segundo pelo fato de que eu fiz um blog onde escrevo em português, mas o resto é alemao. Mas nao difere de outros blogs e deixar um comentário sem precisar fazer cadastro é possível. Basta usar o perfil de anônimo e colocar nome na mensagem, é claro.
    Mas meu blog é um projeto antigo, onde sempre quis escrever minhas impressoes daqui e também mostrar para meus amigos e parentes, os quais sinto muita saudade. Nunca quis fazer disso algo profissional, mas simplesmente de mim para vocês. Sei que nao posso esperar muito.

    AntwortenLöschen
  3. Prima, de tudo que você abordou tem uma passagem que gostaria de destacar: "o povo está de olho e não deixa por menos". Cultura é fundamental! O brasileiro não tem a "cultura da indignação"...
    Outro dia o mundo assistiu a ministra do trabalho da Itália chorar enquanto anunciava o pacote de austeridade que será adotado pelo governo; os italianos vão enfrentar um aperto... É outro mundo, Ana.
    O que estou querendo dizer é que nós, os brasileiros, parecemos não ter a capacidade de entender a seriedade que existe nas denúncias de corrupção que pululam neste país. Lembra do conceito de “banalidade”? Esquece! Esse já foi substituído, há muito, pelo da “naturalidade”...
    Não que eu seja adepta da política partidária, a qual não acompanho com fidelidade... Creio, sim, na mobilização social. A meu ver, aí reside a diferença; aí pode estar a saída para tanta pasmaceira...
    Iniciativa social e proatividade!!

    Rita.

    AntwortenLöschen
  4. É Rita, essa capacidade brasileira de aceitar o que está bem claro às vezes assusta. Obrigada pelo seu comentário. Seria muito bom que muitos pudessem ler e repensar, ou seja, tomar como exemplo outros países em que a "naturalidade" nao é tao banal e ficar calado nao é preciso mais.

    AntwortenLöschen
  5. Há tempos venho lendo o seu blog, seus textos me fazem viajar por um país e cultura diferente e muito interessante. Eles me enchem de conhecimento e fico feliz em saber que você encontrou a felicidade. Os comentários aqui expostos reforçam a ideia de que no ponto de vista cultural o Brasil precisa de uma revolução. Deveríamos começar nos mobilizando para valorizar a educação no Brasil...
    beijos
    Lucio.

    AntwortenLöschen