02.03.12

Meu lado português.


Como muitos brasileiros, tenho raízes na Europa. Sim! Meu lado português, porque meu avô materno era um imigrante vindo de Vila do Conde. Em conversa com um amigo alemão, que havia encontrado um amigo de infância na França através de uma carta para a Prefeitura local, resolvi fazer o mesmo e escrever para o prefeito de Vila do Conde à procura de três primas da minha mãe que sabíamos que existiam, mas não tínhamos contato. Sentei, escrevi um texto enorme, com datas, nomes, e dei uma grande sorte, que minha carta foi parar nas mãos de um vereador que conhecia a família Azevedo  no distrito de Fajozes. Então aproveitando a estadia de minha mãe e da Tia Lina por aqui, fomos visitar estas primas em Portugal. Uma havia falecido, mas duas estão vivas e se alegraram muito de reencontrar a família. E uma delas mora ainda na casa, reformada é claro, onde meu avô nasceu, minha bisavó morava, enfim, uma energia muito grande senti ao pisar naquele solo. Depois disso já fui lá mais duas vezes e fui recebida com a mesma alegria da primeira vez. Bem, esta história não tem muito a ver com „alemanzar“, mas quis escrever sobre isto, porque poucos sabem desse episódio tão positivo. Talvez se eu não morasse na Europa, cairia no esquecimento esta família perdida em Portugal, já que o restante dos parentes que moravam no Brasil já se foram há muito tempo. E essa família tão linda que tenho lá, agradeço muito, porque através dela pude ver um pouco do que é o belo norte português. Abaixo vai uma prova de que apesar de alemanzada ainda consigo fazer um bacalhauzinho bem gostoso, que uma amiga trouxe lá de Lisboa.  Ora pois, pois!



2 Kommentare:

  1. A busca pelas minhas raízes me levou a uma decepção. Em Málaga e em Madrid, de onde meus avós vieram, procurei, num primeiro momento, ver quantos Nuñez havia na lista telefônica. Se eu fosse ligar para cada um dos Nuñez daquelas 15 folhas, acho que estaria telefonando até hoje...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Itacy,
      procure aqui pelos Schmidt.......
      Abraco
      Wolf

      Löschen