10.12.11

Cerveja


Na única visita do meu irmão por aqui, ele se apaixonou pela cerveja de Röttenbach. É boa mesmo e pertence a cervejaria Sauer. Fundada em 1591. 

Uma curiosidade é que na Alemanha tem mais de 1300 cervejarias. Em muitas cidadezinhas pequenas tem sua própria cerveja, como onde moro e  a qual costumamos  consumir, mas eu prefiro os vinhos franconeses, a não ser quando está bem quente e a amarelinha desce bem. É costume também, para aqueles que não gostam ou não podem abusar do álcool, beber cerveja com soda limonada, então se chama „ bebida de bicicleteiro“ na Baviera, em outros estados tem outro nome. 
No verão, há os „Jardins de cerveja“, onde se pode sentar ao ar livre, saborear uma gelada e comer algo. Também na minha região existem os chamados „Keller“, que são cavernas dentro das rochas, onde antigamente  quando não tinham geladeiras, se armazenava os barris de cerveja. E em cima as pessoas sentam e bebem quando o tempo está quente.
Outra pedida são as festas da cerveja, a mais conhecida é a de München, a Oktoberfest. Mas em Erlangen, que fica há 15 km da minha casa,  há uma no período de férias de pentecostes e organizada em cima de um morro, daí que muitos dizem ser a mais bonita da Alemanha pela localização. A chamada „Bergkirchweih ( quermesse na montanha) existe há mais de 250 anos.
Os maiores consumidores de cerveja na europa sao os tchecos. Aliás, quando estive em Praga pude tomar uma cervejinha maravilhosa. Era mais adocicada do que a Pils alemã. Para meu gosto é melhor. Mas a que tomei no Convento Weltenburg na semana passada também estava muito boa.
Outra versão de cerveja é a tal „Rauchbier“, ou seja, cerveja defumada, que tem sua origem na linda cidade de Bamberg. A minha mãe adora e a Rita também já provou. 
As cervejas são geralmente em garrafas de 500ml. Os alemães não são tão adeptos de latinhas. Nas festas de cervejas, são vendidas em canecas de barro ou vidro de 500ml e as tradicionais de 1 litro. Uma vez quiseram iniciar a venda com canecas de plástico, mas houve uma revolta e os vistantes quase quebraram tudo.
Aproveitando a visita do amigo brasileiro Miguel fomos na festa da cerveja de Erlangen e ficamos por lá umas 10 horas dentro de uma cabana com música e mesas de madeira, e nesse período, tomamos 6 Maß (canecas de 1 litro) cada um, fora o que bebemos dos camaradas que estavam por perto. Saímos de lá perfeitos, porque sempre comíamos alguma coisa e fizemos muito xixi. O coitado doWolf somente na água. Coisa de motorista consciente. Pois é, o controle da polícia é maior no período de festas.
Prost!!! Saúde!!! Tim tim!!!!


5 Kommentare:

  1. Der Kommentar wurde von einem Blog-Administrator entfernt.

    AntwortenLöschen
  2. Dayse Corrêa hat gesagt…
    Ana,
    Adorei! Não sabia que tinham tantas cervejarias! Estive em Munique há uns 3 anos e fui algumas vezes a um Jardim da Cerveja. Fiquei impressionada com a quantidade de canecas de 1 litro que as meninas que nos servem levam em cada uma das mãos. É lindo! Sempre cheio, alegre e com muita interação entre as pessoas que acabam conversando pois estavam numa mesma mesa. Amei! Felizmente não permitiram a substituição por copos plásticos! Maravilha! Tim Tim! (Estou aqui bebericando um tinto português da minha nova região. Delícia!)Tim Tim de novo!

    AntwortenLöschen
  3. Quantas novidades nesse post!
    Eu achava que os maiores consumidores de cerveja eram os irlandeses, não sabia que eram os tchecos. Você esteve em Praga! Já me disseram que é uma das cidades mais lindas da Europa. Eu tenho a maior curiosidade em conhecer.
    E essas cavernas? Como é isso? Você tem alguma foto?
    Puxa, mas não dava para ir a Erlangen de trem?? Coitado do Wolf... eu ia detestar ficar sóbria, só assistindo vocês encherem a cara e eu sem poder. Ai, que tortura!

    AntwortenLöschen
  4. @Vera, os irlandeses estao em quarto lugar na lista européia. Eu estive em Praga com minha mae. Realmente é uma cidade linda, mas fui muito despreparada e tem muita história para ler antes de visitar. Pretendo um dia ir com calma.Aconteceu algo nesta viagem que nos comoveu. Estávamos na igreja do Menino Jesus de Praga e o restante do grupo de alemaes foram visitar o cemitério judeu, quando entramos estava uma missa em português. Eu me coloquei atrás e avistei um grupo na frente que assitia a missa. E para nossa surpresa estava entre eles a prima da minha mae com o marido de Portugal. Foi uma grande farra! Nao sabíamos que estariam ali, e foi pura coincidência este encontro.
    Vou ver se um dia faco fotos desses jardins com as cavernas.
    É possível ir para Erlangen de ônibus, mas naquele dia foi tudo muito espontâneo e nao planejamos ficar tanto tempo.

    AntwortenLöschen
  5. Apesar de ser muito interessante essa "bebida de bicicleteiro", cerveja com soda limonada. Reafirmo, diariamente, a minha decisão de não arriscar os cinco anos "limpo", sem álcool, nicotina ou qualquer substância química que possa causar dependência ou alterar o meu comportamento. Estou muito feliz só com a geladíssima soda limonada.
    Beijos!!!
    Lucio...

    AntwortenLöschen