08.04.12

Páscoa 2012.


Andei sem vontade de escrever, mas com a Páscoa, a renovação começa. Alguns já devem saber como é a Páscoa na Alemanha, mas vou dar alguns detalhes que observei por aqui. Naturalmente as comemorações religiosas não diferem muito e são como no Brasil. O símbolo dos ovos também tem como a fertilidade a principal característica, mas não só de chocolate não! Antes da data, há quem pinte os ovos de galinha, assoprados para se tirar o conteúdo, ou mesmo inteiros e bem cozidos. Eu nunca fui muito disso, mas uma vez com umas amigas, fizemos com ovos de plástico uma técnica de marmorizar e ficaram lindos para se pendurar no jardim em alguma árvore para decorar. Este ano, pela primeira vez quis pintar e vi uma técnica que usava tudo muito natural para realizar, cozinhando os ovos revestidos de folhinhas, ensacados numa meia fina e mergulhados num chá bem forte.  Só que eu como „marinheira de primeira viagem“, não atentei para a cor dos ovos e comprei os marrons. A cor não ficou tão intensa, como pensava, mas bonitos de qualquer forma, porque eu fiz com muito carinho. Tanto trabalho e já devoramos todos no café da manhã. 

 

Os católicos costumam ir à missa neste dia com cestinhas de ovos pintados e até mesmo de chocolate,  para serem abençoados durante a celebração. Colocam todas as cestinhas  no altar. Fica muito bonito, porque cada um faz de um jeito.
A criançada é que gosta muito de tudo, porque quando são pequenos os pais costumam esconder as cestinhas com  ovinhos no jardim para que eles possam procurar.
 Esta cesta abaixo é a da Luciana e do Falko, que eu preparei.

Na culinária é comum comer carneiro,mas tudo difere em determinadas regiões.
Na Francônia é tradicional nas cidades enfeitar os chafarizes, que geralmente estão perto das prefeituras, com ovos pintados. Há até mesmo pessoas que percorrem várias cidades para ver os diferentes ornamentos. Ano passado eu visitei o de Röttenbach e fotografei.

 E também visitei com a minha mãe, que estava por aqui, o de Prichsenstadt.

 Muitos deles são ornamentados pelas crianças da cidade, que fazem nas aulas de artes nas escolas.
Então, o que não pode faltar mesmo são os chocolates, de diversas formas e tamanhos, porém muito mais em formato  de coelhos do que de ovos.
Desejo para todos uma feliz Páscoa.

3 Kommentare:

  1. Como diz Chico Buarque, "A coisa aqui esta preta...". Na cidade de Volta Redonda um estudante universitário do curso de gestão pública, foi flagrado por câmeras de vídeo furtando um coelho da pascoa de pelúcia com mais de dois metros de altura. Este, juntamente, com outros, fazia parte da ornamentação da cidade em comemoração da pascoa.E o pior de tudo, é que este indivíduo virou herói, pois, segundo o prefeito estas imagem colocou a cidade de Volta Redonda conhecida mundialmente. É mole! isto é Brasil...Tem gente sendo presa por furtar comida no supermercado. Todos são iguais perante as lei. Será?

    AntwortenLöschen
  2. Como é bom saber que tem pessoas no mundo que cultuam a arte.Eu, particularmente, aprendi a gostar de arte no ginasial. Acho que foi um tremendo erro tirar essa disciplina e outras disciplinas da nossa época do currículo escolar. Seria muito bom para a educação brasileira se disciplinas como: arte, musica, sociologia, filosofia, religião, entre outras fossem incluídas no nosso currículo escolar.

    Lucio.

    AntwortenLöschen
  3. No Brasil tudo é muito pitoresco até mesmo na Páscoa. Vi aqui tb um coelho grandao no supremercado e lembrei logo do que aconteceu.
    E Lucio, concordo com vc que devem ter as disciplinas de artes, música, esportes, religiao nas escolas, mas sem notas!!! Isso tudo deve serfeito pelo prazer e nao pela obrigacao. Já chega que alunos precisam de estudar muita matemáica, química, física, história, geografia, etc.

    AntwortenLöschen