14.02.12

Carnaval


Para tudo se acabar  na quarta-feira...
Nem chegou o carnaval e todos já estão sambando por aí. Até mesmo na Alemanha o carnaval é bem lembrado. Já começa no dia 11.11 às 11:11h em Köln (Colônia). É um pouco diferente dos nossos bailes, onde dançar é a principal coisa. Aqui, nas festas de salão, as pessoas estão fantasiadas, porém sentadinhas assistindo as dançarinas (Tanzmariechen, procurem no Youtube que é interessante!) ou os humoristas fazendo piadas com os acontecimentos atuais e sobre os políticos, e se levantam sem sair do lugar somente numa música mais animada. Há desfiles nas cidades de Köln, Düsseldorf, Mainz e outras menos famosas, onde as crianças adoram, porque jogam balas e guloseimas dos carros alegóricos. Antigamente, por  viverem em Erlangen muitos brasileiros, havia o baile do Círculo Brasil-Alemanha. Um grupo fundado por um amigo nosso que tentava manter as tradições mesmo sem estar na terrinha. Participei de alguns, mas o interesse foi acabando, acho que também o lado alemão, que não ve mais as brasileiras mexendo o bumbum com tanta originalidade. Ficou tudo muito banal e não chama mais tanto a atenção e consequentemente o baile brasileiro já não é tão concorrido e ficou limitado acontecendo num barzinho ao invés de um grande salão. Em Erlangen tem também uma „Escola de Samba“, que antigamente tinha alguns brasileiros ou alemães que viveram por um tempo no Rio ou São Paulo, mas hoje somente alemães ficaram tentando fazer um batuque( vejam http://www.youtube.com/watch?v=DUANShu8Z8w&feature=related ).   
Na culinária desta época tem os „Krapfen“, uma espécie daqueles sonhos de padaria, recheados de uma geléia de“ Hagebuttenmark“ (feita de sementes dos frutos da rosa).
  Este ano vou sambar no meu sofá, vestida de picolé, porque o frio está de lascar. Imaginem aqueles que precisam sair desfilando nas cidades onde o carnaval é mais comemorado. Somente com muita cachaça para aguentar.
HELAUUUUUU!!!!!!  ALAAF!!!!!!(saudação nos bailes). 
 
Há muitos anos atrás...uma fantasia criada pela minha saudosa Mãe Olímpia, caracterizada de Tirolesa. E eu nem sabia onde ficava o Tirol e nem imaginaria de um dia estar tão perto desta região.

2 Kommentare:

  1. Pelo visto alguém antevia a mudança de 'ares' na vida da Ana Lúcia... Essa fantasia é um barato! bjo da Rita.

    AntwortenLöschen
  2. Rita, agora imagina esta pirralhinha no meio de muitas mocinhas lindas( Dulce, Nanci, Nádia, Edinéia, Salete)...Todas vestidas do mesmo jeito. Há uma foto, vou procurar!

    AntwortenLöschen