13.10.12

Cogumelos


Essa postagem me alegra o coração, pois é algo que faço somente num período do ano. No outono, quando as folhas começam a amarelar e a cair, lá na floresta chegam os cogumelos. Aliás tem aqueles que aparecem também no verão,mas os que conheço somente em setembro ou outubro.
Eu pensava que os cogumelos eram somente aqueles em vidros no supermercado e que servia para colocar no stroganoff.
 A primeira vez que fui na floresta procurar alguns com o Wolf, fiquei como uma maluca somente gritando, com medo de todos os insetos e bichinhos que apareciam. Wolf se revelava achando os cogumelos pelo cheiro e estávamos na Áustria. A colheita foi boa e saborear foi melhor ainda. Desde este dia, comecei a ficar fascinada por procurar exemplares na floresta. Com o passar dos anos, reconheço com certeza 5 tipos de cogumelos comestíveis e não tóxicos. Os outros eu deixo lá para aqueles que sabem diferenciar bem melhor do que eu.
Conheço os „Steinpilz“ , que são os meus prediletos.

 O sabor é maravilhoso e sempre é uma imensa alegria achá-lo. O mais cobiçado também pelos que procuram, mas somente se pode colher para consumo próprio e não ultrapassar de 1 kg por pessoa. Pode se encontrar também nas feiras e supermercados por um preço escandaloso.

Os „Birkenpilz“ são também apreciados.

 Aparecem geralmente perto de algum „Birken“ ( a árvore Bétula), por isso seu nome estar relacionado com a árvore. É protegido e também só pode ser colhido em pequena quantidade.

O „Rotkappe“, parece o Chapéuzinho Vermelho.

 Daí o nome, porque tem a parte de cima vermelha. Soube hoje que está também protegido e não se pode colher.

O „Marone“, como já diz o nome marrom.

Este tem a copa marrom escura e um dos mais achados pelos catadores. Muito apreciado também.

O „ Pfifferling“, os amarelinhos deliciosos, mas ultimamente difíceis de achar.

 Muito consumido é possível comprar nas feiras e mercados, oriundos da Rússia, Bielo Rússia, Polônia, etc.

Fui na floresta com o Wolf e em 2 horas de caminhada achamos 6 kg ao todo.

 Passei a tarde limpando e no final fiquei com mais de 3 kg. Uma colheita e tanto! Principalmente que achei o meu predileto em grande quantidade, o Steinpilz,  coisa que jamais havia vivenciado por aqui. Parecia um sonho se realizando. Acho que a sensação é a mesma de um pescador quando consegue pegar um peixe, ou um caçador achando a bela presa.  E como podem ver a minha alegria, tive que documentar algumas coisas para vocês.

Abaixo  2 receitinhas, que para quem não pode procurar na floresta, pode comprar no supermercado mesmo os champignons frescos e substituir.
Cogumelos no creme de leite.
Alguns cogumelos, limpos e cortados
Cebola
Manteiga
Sal, pimenta
Creme de leite
Salsinha picada
Fritar a cebola na manteiga,

 adicionar os cogumelos,

 mexer, se necessário pingar um pouquinho de água, mexer mais uma vez, e quando cozidos, colocar um pouco de creme de leite.

Servir com arroz, purê de batatas, ou simplesmente um pãozinho.

Obs: Tem também uma postagem antiga aqui que eu dou a receita de Mehlklöße, que com cogumelos também é uma delícia.
Outra receita é ...
Cogumelos frescos, limpos e cortados
Manteiga
Cebola picada
Bacon picado
Sal, pimenta
Da mesma forma do cogumelo acima, só que colocar o bacon picado para fritar junto com a cebola. Se desejar, no final um toque de creme de leite, e salsinha picada.
Outra sugestão é depois de refogado na manteiga e cebola, adicionar um ou dois ovos mexidos por cima e a salsinha picada depois.





2 Kommentare:

  1. Fiquei com água na boca. Acho que vou te visitar no outono e quem sabe colher alguns cogumelos também... Ilma Barrilari

    AntwortenLöschen