Vou começar pelo tema natal. Está se aproximando e aqui é possível sentir em todos os cantos, porque há uma preparação para isso. Primeiro, é possível desde setembro encontrar os devidos doces nos supermercados. O que alemão reclama, porque ainda é cedo demais para isso, mas os „Lebkuchen“, uma espécie de pão de mel, que em Nürnberg são famosíssimos são escontrados em cada esquina.
E no dia 11.11 teve o dia de São Martin, e as crianças saem com suas lanternas acesas à noite. Então os 4 domingos do advento e também o dia 6 de dezembro dia do São Nicolau, e as crianças recebem doces (chocolatessss!!!) e frutas, numa bota( geralmente de pano)que eles colocaram em frente da porta. Até chegar o grande dia, 24.12, muita comemoração e preparação. As donas de casa também aproveitam estes dias de frio para prepararem os biscoitinhos amanteigados e também ir nas feiras natalinas ( uma das mais famosas está em Nürnberg) onde há os vinhos quentes. Sem esquecer do calendário natalino, que as crianças adoram, porque todo dia tem uma coisinha de presente( esse calendário eu montei pra Lu em 2008).
Bem, chega de natal por hoje.
Você comentou que os alemães reclamam porque ainda é cedo demais para já começarem a colocar à venda os doces natalinos no supermercado. Sabe que eu também fico irritada com isso? No Brasil, de uns tempos para cá, também começaram a colocar produtos natalinos à venda, já em outubro. Acho o fim. A pessoa ainda não está no clima e dá uma sensação de que o ano já acabou.
AntwortenLöschenPois é Vera, logo que passa o natal já colocam os coelhinhos da páscoa e assim vai...
AntwortenLöschen