29.11.11

Comida alemã 1


Alguns me perguntaram, o que se come na Alemanha. Bem, hoje em dia é tudo muito internacional, mas há a cozinha típica alemã e também as regionais. Como moro na Francônia, e tive uma sogra típica franconesa, aprendi algumas receitas com ela. Hoje para o almoço fiz „Mehlklöße“ ( umas bolotas feitas de farinha, ovos e leite, com pedacinhos de pão dormido fritos na manteiga) e cogumelos ( não colhidos na floresta)  no creme de leite. Estou orgulhosíssima, porque foi a primeira vez que fiz. Precisa de um bom braço para bater a massa, mas ficou muito bom.
A receita é simples, mas muito boa. 

Massa:
250g de farinha de trigo          
3 ovos inteiros
+- 150 ml de leite.
1 pãozinho francês picadinho e frito na manteiga na frigideira.

Coloque a farinha numa tigela, junte os ovos e o leite aos poucos. ( vai depender dos ovos e da quantidade de leite para dar o ponto) É uma massa  expessa. Misturando tudo , tente bater com a colher de pau a massa, para que entre um pouco de ar e às vezes se forme bolhas. Então está no ponto. Junte os paezinhos fritos e frios e misture para encorporar o pão à massa.
Utilizando 2 colheres, faça bolas do tamanho de uma bola de tênis, e coloque em bastante  água fervente previamente com sal, para cozinhar. Fogo médio ou baixo,  leva uns 20 minutos. As bolotas sobem  e   estão quase no ponto. Abre uma para testar se está cozida por dentro. Retirar da água para servir. É um bom acompanhamento para carnes assadas com muito molho e chucrute ou até mesmo como fiz com cogumelos no creme de leite.

26.11.11

Ai que frio...


Todos conhecem inverno e frio, mas aguentar às vezes o gelinho por aqui...não é nada fácil. É necessário algumas roupas para sair na rua. Por enquanto está razoável, com mais ou menos 5 ° durante o dia. Semana passada estava bem frio e registrei o que aconteceu com as teias que a pobre aranha confeccionou no meu varal de roupas. Vejam só!!!! 

Futebol


Muitos sabem o quanto eu gosto de futebol. Aquele de antigamente, que se podia torcer no Maracanã sem problemas, mesmo indo com camisa e bandeira do meu Vasco. Os tempos mudaram e a violência gratuíta impera. Quando cheguei aqui, escolhi o Bayern München como meu favorito, quando na verdade estou mais próxima do FC Nürnberg. Já pude torcer por algumas copas, até mesmo a realizada aqui na Alemanha. Mas nunca estive num estádio alemão. Hoje prefiro meu cantinho, meu vinho e o futebol pela tv. E este ano teve um amistoso entre Brasil e Alemanha, e pasmem! Eu não conseguia torcer pelo meu time. A única emoção foi quando o hino tocou. É alemanzei até mesmo no futebol.

21.11.11

Preparando para o Natal.



Vou começar pelo tema natal. Está se aproximando e aqui é possível sentir em todos os cantos, porque há uma preparação para isso.  Primeiro, é possível desde setembro encontrar os devidos doces nos supermercados. O que alemão reclama, porque ainda é cedo demais para isso, mas os „Lebkuchen“, uma espécie de pão de mel, que em Nürnberg são famosíssimos são escontrados em cada esquina.
E no dia 11.11 teve o dia de São Martin, e as crianças saem com suas lanternas acesas à noite. Então os 4 domingos do advento e também o dia 6 de dezembro dia do São  Nicolau, e as crianças recebem doces (chocolatessss!!!) e frutas, numa bota( geralmente de pano)que eles colocaram em frente da porta. Até chegar o grande dia, 24.12, muita comemoração e preparação. As donas de casa também aproveitam estes dias de frio para prepararem os biscoitinhos amanteigados e também ir nas feiras natalinas ( uma das mais famosas está em Nürnberg)  onde há os vinhos quentes.  Sem esquecer do calendário natalino, que as crianças adoram, porque todo dia tem uma coisinha de presente( esse calendário eu montei pra Lu em 2008).  

Bem, chega de natal por hoje.

16.11.11

Por que?


A vida hoje é direcionada para o mundo virtual. Não que eu despreze o meio antigo, mas na minha situação, tão distante da minha terra, o meio mais fácil de se comunicar é este mesmo. 
Gosto de escrever o que penso e assim achei um meio de realizar. Escrevo para aqueles que se interessam  de um modo geral o que é viver na Alemanha com aquele olhar carioca sempre atrás. E essa é a  finalidade do meu blog. Levar um pouco de tudo que vivencio por aqui e também o que der vontade de relatar. A proposta foi lançada e não escreverei diariamente, mas sempre que tiver algo interessante ou não, depende do lado que se ve as coisas. 
O nome "alemanzei", vem do que minha mãe um dia disse para mim quando percebeu que eu havia mudado.Talvez, mas continuo sendo a Ana Lucia de sempre, mesmo que mais velha, mais madura, mais alemanzada.